A 5ª edição do edital da Fundação Cargill, além de ter recordes de inscrições, traz uma novidade: nesse ano foram selecionados 20 projetos para receberem de R$ 50 mil à R$ 200 mil para a realização de suas iniciativas. São sete projetos a mais que no edital anterior. A instituição tem como foco a promoção da alimentação segura, sustentável e acessível e auxilia projetos alinhados a estre propósito e que estejam dentro de um raio de 150 km do entorno das unidades e escritórios da Cargill.
As 653 propostas recebidas, 300% a mais que em 2018, foram avaliadas quanto ao alinhamento e coerência com a própria organização e a missão da Fundação Cargill; à consistência do planejamento e gestão; ao impacto e à relevância frente ao contexto local em que se pretende atuar; ao potencial de escala e a consequente transformação social; e aos fatores que assegurem a continuidade da iniciativa. Além disso, nesse ano, o edital contou com a inclusão de startups atuantes há pelo menos um ano e instituições de ensino e pesquisa públicas ou privadas com no mínimo, três anos de existência.
Confira abaixo o projeto selecionado da Biogenesis.
• FRUTI PC – Película líquida natural comestível para prolongamento da vida útil pós-colheita (Toledo, PR): Desenvolvido pela Biogenesis Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, o projeto visa utilizar uma película líquida natural comestível para promover aumento do tempo de vida útil de prateleiras de frutas vermelhas. A iniciativa irá beneficiar 25 pequenos produtores rurais e 10 mil pessoas na região.